Papers

A estrutura comunicativa de super-participantes na consulta pública do Decreto de regulamentação do Marco Civil da Internet

RESUMO Super-participante é a definição dada aos usuários de plataformas online de discussão e participação que tem uma frequência de contribuições acima do comum em relação a outros participantes. O papel desses super-participantes em consultas públicas online ainda é um tema pouco estudado por pesquisadores brasileiros e, por isso, ainda não temos um referêncial de diferentes casos em que este fenômeno está presente, como tampouco temos modelos de análise aplicados a casos nacionais. Este trabalho produz uma análise introdutória sobre os super-participantes na consulta pública para regulamentação do Marco Civil da internet, baseando-se na tipologia proposta por Todd Graham em seu artigo “Discursive equality and everyday talk online: The impact of ‘superparticipants’”. O objetivo deste artigo é apresentar quem foram os super-participantes que atuaram nesta consulta e descrever aspectos da sua estrutura comunicativa, sugerindo elementos que possam indicar os resultados deliberativos obtidos por estes usuários.

Palavras-chave: super-participantes, marco civil da internet, participação online.

How to cite:

KONOPACKI, M. A estrutura comunicativa de super-participantes na consulta pública do Decreto de regulamentação do Marco Civil da Internet. In: Anais do 11o Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2018, Curitiba. Área Temática Comunicação Política e Opinião Pública, 2018. [ISBN 978-85-66557-03-9].

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *