Lectures & Speeches

O software livre pode ajudar a democracia? Plataformas abertas para democracia [Fisl 16]

O software livre pode ajudar a democracia? Plataformas abertas para democracia.

trilha:
Tópicos Emergentes – Governança da Internet
autores:
Fabricio Solagna
Marco Antonio Konopacki (Marco Amarelo)
Ricardo Poppi
Henrique Parra
Rosane Maria Ludtke Leite
Livia Ascava
apresentação:
dia 9 às 16h na sala 41D (120 minutos) vídeo
descrição:
A proposta do painel é apresentar diferentes plataformas utilizadas em diferentes espaços de governo e da sociedade civil, que tem como o objetivo melhorar o engajamento civil, propiciar meios de participação política dos cidadãos com os governos e facilitar a tomada de decisões. O painel pretende demonstrar os avanços dessas plataformas para a democracia participativa e direta, abordando experiências concretas de como o desenvolvimento colaborativo do software livre pode envolver os cidadãos de forma participativa nos projetos.
Neste painel serão apresentados apenas projetos que possuem o código aberto.

Participa.br – Plataforma utilizada pela Presidência da República para participação social
Ricardo Poppi – Graduado em Ciência Política pela UnB, responsável pelo Participa.br, ambiente online de participação social do Governo Federal. É entusiasta de webcidadania e software livre para Participação Social.

E-Democracia (Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados)
Cristiano Ferri – Diretor do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, responsável pelo ambiente de participação social da Camara dos Deputados, o E-democracia

Cidade Democrática
Rodrigo Bandeira – fundador e diretor-executivo do Instituto Cidade Democrática e mestre em Administração Pública e Governo e graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Escreve artigos e oferece cursos e palestras sobre o Futuro Digital da Democracia, Articulação Intersetorial e Colaboratividade.

Agora Delibera (Pensando o Direito/MJ)
Marco Konopacki – Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, desenvolve e pesquisa tecnologias para participação desde 2010. Desde 2014 é Assessor para Novas Tecnologias e Participação na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *