Papers

Reflexões sobre discursos de ódio na internet sob a luz das teorias de tolerância e reconhecimento

Marco Konopacki, Iara Vianna

RESUMO O discurso de ódio é o resultado de trocas intersubjetivas entre indivíduos, ou grupo de indivíduos, que publicamente promovem o ódio e a violência contra minorias em virtude de raça, religião, nacionalidade, orientação sexual ou gênero. Apesar de não ser uma prática social nova, percebe-se que com o surgimento da internet e, com ela, de novas ferramentas que facilitam a autoexpressão, o discurso de ódio ganhou recorrência e amplitude.

Na mesma direção do crescimento da propagação de discurso de ódio está o das demandas por reconhecimento de minorias. No Brasil, a ampliação de políticas públicas afirmativas foram uma resposta a estas demandas. Por muito tempo, as minorias do país foram toleradas sem que se admitissem outras dimensões do reconhecimento além da igualdade formal, o que reforçou a ambivalência da tolerância como insulto (FORST, 2007, p. 234). A mera tolerância é significativamente diferente de reconhecimento, daí a importância da crítica ao que é tolerância (BROWN, 2006) no contexto social brasileiro.

Este artigo pretende debater sob o ponto de vista político o significado dos discursos de ódio para sustentação de uma perspectiva segregacionista da sociedade, que sustenta relações de dominação a partir de posições privilegiadas de poder (BROWN, 2006) agora apoiadas por potentes ferramentas de comunicação acessíveis por diversos atores sociais. O desrespeito, no sentido de violação da integridade do indivíduo e restrição da sua autonomia presente em Axel Honneth (2007), será o guia na crítica para tentar trazer novos elementos para o debate a luz das teorias sobre tolerância e reconhecimento.

Palavras-chave: discurso de ódio; teoria do reconhecimento; internet.

How to cite:

KONOPACKI, M; VIANNA, I. . Reflexões sobre discursos de ódio na internet sob a luz das teorias de tolerância e reconhecimento. In: 9o Congresso Latino-Americano de Ciência Política, 2017, Montevideo. Democracias en Recesión?, 2017.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *