Chronicles

Tataraneta de Karl Marx é estilista em Nova York

Mais um dia de pesquisas e agora a bola da vez é escrever um artigo sobre a contribuição de Karl Marx para o pensamento político moderno. Ouvindo a música “Tataraneto do Inseto” do Jorge Mautner me veio a cabeça a grande questão, por onde andaram os descendentes de Karl Marx? Sim, porque ele teve filhos, inclusive um que o pobre Frederich Engels teve que assumir pra mulher do Marx não tocar ele de casa. Este acabou sendo criado por outra família paga pelo Engels (o bonachão que financiava o Marx quando ele tava duro quase passando fome) e ninguém sabe onde foi parar um dos descendentes diretos do socialismo marxisista.

Mas enfim, Jorge Mautner estava certo, cada neto de outro inseto fica mais forte tomando inseticida. A pobrezinha Juliette experimentou do veneno capitalista numa chupada só e tá ganhando dinheiro com seus modelitos internacionais. Vejamos quem veio de quem.

karl_marx
Esse é o cara! Militante que morreu militante. O neto dele, o Jean Longuet fez um discurso no seu enterro.

jenny_longuet
Jenny Marx Longuet (Jennychen) (1844, Paris - 1883) foi a filha de Jenny von Westphalen and Karl Marx; Mais gatinha que o pai e não tinha barba. http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Longuet

jean-longuet
Jean-Laurent-Frederick Longuet (o Johnny!) (1876-1938) foi um socialista francês e neto do Marx. Teve uma postura pacifista sobre a primeira guerra mundial, mas defendeu que a França deveria reivindicar seus créditos de guerra. Ráááaaa. E aí Johnny? Explorar a classe trabalhadora dos outros pode é? Tio Lenin tinha razão. http://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Longuet

karl-jean-longuet
Karl-Jean Longuet escultor francês (1904, 1981 Paris). É bisneto de Karl Marx. Passou a militar no campo simbólico da cultura enunciado pelo Bourdieu através das artes plásticas. http://fr.wikipedia.org/wiki/Karl-Jean_Longuet

juliette-longuet
Juliette Longuet é neta de Karl-Jean Longuet e, por consequência, tataraneta de Karl Marx. É uma estilista francesa que deixou Paris em 2003 para morar em Nova York. É famosa por ter criado o vestido do tipo Longuet. Segundo os padrões capitalistas de consumo e beleza, sofreu um melhoramento genético significativo desde seu tataravô. Não faz mais a luta socialista, mas está contribuindo para aumentar as contradições que levarão o capitalismo a ruína. http://www.juliettelonguet.com/about.html

burle-marx
Esse é o Roberto Burle Marx, sobrinho-neto do Marx. Nasceu e morreu no Brasil, seria um sinal de Benedito Valadares? http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Burle_Marx

Tem outro perdido da família que acabou vindo para o Brasil, e que também militou no campo simbólico, é o Roberto Burle Marx, sobrinho-neto do Marx. Sua principal contribuição para o socialismo foi a proposta paisagística do eixo-monumental de Brasília, a convite de outro então fãnzásso do Marx, o Oscar Niemeyer. O problema é que o pessoal lá de Brasília não entendeu muito o que é socialismo, e a gente continua achando que é preciso inchar o bolo pra depois dividir. Pior que agora até direitos humanos estão na mesa de negociação. Poucos sabem, mas o socialismo que alguns querem pro Brasil é só um pouquinho mais de respeito aos direitos humanos fundamentais e uma distribuição justa da imensa riqueza que esse país gera. Se preferirem, dá até pra usar o termo torto do Emir Sader: “no fundo, o socialismos que gente quer é a construção de uma grande esfera pública“.

CANALHAS!! Seres humanos mais desumanos… ARREPENDEI-VOS! É chegada a vigésima quinta hora.

14 thoughts on “Tataraneta de Karl Marx é estilista em Nova York”

  1. Thais Nelves says:

    Ameiiiii

  2. Jorginho Iliych Plekanov says:

    Pois é! E você nem chegou a analisar o Groucho. Este sim o pai do socialismo viável, o grouxo-marxismo, descrito de modo sublime por Bob Black. Gritemos os novos lemas:
    “Trabalhadores do mundo… relaxem!!” pois
    “A revolução requer uma expressão idiomática antiidiota que expresse o até agora indizível”.

    Viva Marx, o Groucho!!!

  3. Se filhos de revolucionários fossem obrigatoriamente revolucionários, já teríamos vivido a revolução há um bom tempo.

    1. Amarelo says:

      Mas é interessante pensar que a revolução é agora, é hoje é a qualquer momento e ela não está nas pessoas, mas na própria relação dialética que move a história, a luta de classes! O próprio Marx da maturidade não acreditava na luta individual, mas na classe como ator coletivo de transformação. 🙂

      1. Xué Baldê says:

        Tudo bem, a revolução pode ser a qualquer minuto.
        Mas a revolução não está nas pessoas? Quem são os protagonistas da história da humanidade? Quem criou a arte da discussão e as classes de indivíduos e as diferenças sociais? O caminho da transformação coletiva passa por que relação???

  4. Legal, cara, mas é verdade? Mesmo que não fosse seria uma bela fantasia, já mereceria meu aplauso. Mas quero saber mesmo se é verdade. Hoje em dia, a pesquisa genealógica está mais fácil, você pesquisou? Como?

    1. Amarelo says:

      Fala Levi! Então, fiz um pesquisa no wikipedia e google. Fui vendo quem era filho de quem que era filho de outro e cheguei a essa ordem 🙂

      Abraços,

  5. Rorschach says:

    Você escreve mau pra caralho e suas piadas são ruins…

    Outra coisa, o Avó de Burle Marx era primo do Karl, logo, Burle Marx não é sobrinho de Karl… Pesquise melhor na próxima!

    Valeu aí

  6. Erica Hoss says:

    Vá se foder!

  7. Miriã Aguiar says:

    Hahahaha!
    Achei super bem humorada a sua escrita!
    Bem interessante o texto. Pelo visto, os descendentes de Marx viveram bem no capitalismo – do ponto de vista econômico – e não tem nenhum problema nisso, mesmo sendo socialistas, como você informou. Fazer o que né, a gente está aqui e não quer viver mau, independente do sistema econômico-político. Pelo menos, eu não quero.

  8. Pedro Coelho says:

    Gostei, Marco de sua pesquisa. E se, afinal, a Julliete Longuet e o Roberto Burle Marx não forem descendentes de Karl Marx, fica valendo a máxima de Odorico Paraguassu: Mas deveriam ser. Hhahahaha! Grande abraço.
    Pedro Coelho

  9. Ligia says:

    Nunca tive tanto desprazer em ler um artigo. Deplorável.

  10. Fred says:

    Mentiroso e canalha. Não se dedica à pesquisa, então melhor inventar factóides. Marx morreu há 140 anos e ainda faz tremer a burguesia e seus vassalos, cordeirinhos dedicados em sua defesa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *