Papers

O uso de redes sociais em campanhas políticas no Brasil: a transição de estratégias de plataformas abertas para mensageiros interpessoais [Book Chapter]

Caio Machado, Fabro Steibel, Marco Konopacki

ABSTRACT Much has been discussed about the use of fake news in political campaigns, particularly after the Brexit Reference and the 2016 US elections: platforms, national demographics of Internet access, and recent research on the political use of social media in Brazil. Seeking the meaning of how platforms are related to political communication, we seek to move from general discussion sessions on “fake news” to making the widest use of information and communication technologies in political campaigns. Job opportunities, digital media resources, as well as the development of specific job searches for each platform, recruitment campaign incentives, campaigns to encourage interpersonal messaging services in their strategies.

RESUMO Muito se tem discutido sobre o uso de notícias falsas em campanhas políticas, particularmente após o Referendo do Brexit e as eleições americanas de 2016. Esse artigo visa entender como redes sociais foram empregadas nas Eleições Brasileiras de 2018, levando em conta a cultura de uso das plataformas, a demografia nacional de acesso à internet e pesquisas recentes sobre o uso político de mídias sociais no Brasil. Buscando entender como plataformas são articuladas na comunicação política, buscou-se sair de tópicos gerais de debate sobre “fake news” para se compreender com mais profundidade o uso de tecnologias da informação e comunicação nas campanhas políticas. Nosso trabalho identifica que alterações regulatórias recentes e a evolução dos serviços digitais, assim como o desenvolvimento de culturas de uso específicas a cada plataforma, criaram incentivos que levaram campanhas políticas a adotarem serviços de mensagens inter- pessoais em suas estratégias.

Keywords: Disinformation, WhatsApp, Elections.

How to cite:

MACHADO, C.; STEIBEL, F.; KONOPACKI, M. O uso de redes sociais em campanhas políticas no Brasil: a transição de estratégias de plataformas abertas para mensageiros interpessoais. In: Cadernos Adenauer XIX (2018), no4, Fake news e as eleições 2018. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, dezembro 2018. [ISBN: 978-85-7504-225-0].

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *